terça-feira, 18 de junho de 2013

Negócios na internet também precisam de investimento!

Negócios na  internet também precisam de investimento
Por: Antonio Junior+ Em: Gestão e Planejamento

A internet tornou-se uma grande coqueluche no Brasil, uma ferramenta de comunicação à distância altamente eficiente, multifacetária e com infinitas possibilidades. Explorando isso, alguns pensam em ganhar dinheiro online, já que muitos milionários estão saindo da internet. Mas aí surge uma questão: eu tenho que fazer algum investimento?

Investir é preciso

Primeiramente, todo negócio precisa de investimento, por mínimo que seja. O grande erro de quem pretende trabalhar em casa, de modo online, é pensar que por fazer muitas coisas de forma gratuita como baixar músicas, e-books, ler textos de jornais, jogar e assistir a vídeos tudo se torna muito simples, inclusive ganhar dinheiro. Certamente, não são regras equivalentes. Eu citei este pensamento equivocado no artigo 6 mitos que você precisa destruir para ganhar dinheiro na internet, o qual recomendo a leitura.

O mesmo conceito de um negócio fora da internet deve ser aplicado para um negócio na internet, é claro que se mantém a proporcionalidade, mas a essência é a mesma.
Imagine alguém que queira abrir uma videolocadora, de pequeno porte, por exemplo; ela conseguirá montar uma estrutura apta para atender seu cliente sem gastar nenhum centavo? Não. De cara, ela terá que comprar muitos DVDs, mobília, televisores, alugar um imóvel, estruturar um layout, contratar funcionários e anunciar em meios de comunicação. E mais: registrar um CNPJ, contratar um escritório de contabilidade, abrir uma conta corrente, fazer adesão a uma empresa de cartão de crédito, etc. Ufa!

E isso tudo se enquadra como investimento. No fim das contas ela quer somente uma coisa: prospectar clientes que pagarão pelo serviço de locação de filmes, jogos e outros serviços agregados. Então, perceba a necessidade que há em dispender um recurso financeiro para abrir e manter um negócio próprio que, aparentemente, neste caso, não tem um aspecto tão complexo.


Negócio na internet
Enquanto alguns ainda acham que “tirar a mão do bolso” é inviável para ganhar dinheiro na internet, particularmente penso que isso é uma atitude lógica e muito barata. Sim, isso mesmo, gasta-se muito pouco para se estruturar um negócio na internet em relação à constituição de uma empresa fora dela. Digo de novo que é preciso manter a proporcionalidade, pois a criação de uma loja de e-commerce, por exemplo, com uma grande gama de produtos e com abrangência nacional vai exigir uma quantia vultuosa de dinheiro.


Diversificação de investimentos

Há um ditado que diz que “não se pode colocar os ovos na mesma cesta”. Isto é, é preciso diversificar os investimentos para diminuir os riscos e assim abrir um leque de possibilidades que poderão gerar mais rendimentos online. Vou indicar 3 tipos de negócios na internet que julgo viáveis:

Finalmente…
  • Investir em um negócio também é investir em você mesmo
  • Estabeleça prioridades e planeje retornos a longo prazo
  • Não tenha um espírito avaro, isso pode ser o seu fim
  • Seja um empreendedor

Conclusão
Quando se faz uma análise mais minuciosa, percebe-se que investir em um empreendimento na internet é necessário e bem mais baixo que em um negócio tradicional, além de se poder explorar a vasta potencialidade da rede em múltiplos negócios diferentes.
  
E você, como lida com o investimento em seu negócio na internet?

Nenhum comentário:

Postar um comentário